CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A ARTE DE FAZER E COMPREENDER CIÊNCIA

      Na terça-feira, 27 de outubro, os alunos dos 4°s anos matutino e vespertino prestigiaram uma palestra sobre Micro-organismos com a Doutora em Microbiologia Aline Bartelochi Pinto, mãe da nossa aluna Rafaella Barreto Egea, que faz parte do quarto ano matutino, da professora Claudete.
     Na palestra, a Bióloga trouxe de forma clara, concreta e científica informações sobre "quem" são os micro-organismos falando das bactérias, algas, protozoários e fungos. Apresentou a importância dos micro-organismos na natureza e na vida do ser humano e os conduziu a perceber que muitas atividades humanas dependem da presença de micro-organismos, pois desde os sais minerais absorvidos pelas plantas ou alimentos que comemos até o oxigênio que respiramos ou na água que bebemos temos a contribuição de micro-organismos.
     Ela também nos explicou que alguns micro-organismos causam doenças, mas que podem ser acompanhados com medicamentos ou tratados com vacinas, pois os cientistas que os estudam descobrem características fundamentais no conhecimento específico de cada micro-organismo e que a partir de um pode-se descobrir que existem outros, não iguais, mas com características semelhantes.
      Neste momento falou-se também de vírus e a Dra. Aline não poderia deixar de mencionar o COVID 19, que está nos mantendo em isolamento, mas sendo muito estudado para ser combatido com vacina.

       A Dra apresentou diferentes aparelhos usados para estudar cada um desses micro-organismos, os famosos e queridinhos das crianças: Microscópios, que aumentam de 40 a 1000 vezes a célula ou partícula a ser estudada. Mencionou também que são a partir dessas descobertas que existem os registros de que há bilhões de anos existem estes micro-organismos semelhantes as células.
      Acompanhamos que a biotecnologia (técnica que seleciona ou modifica seres microscópicos na produção de substâncias), utiliza fungos na produção de queijos, bebidas ou pães. Acompanhamos que é também em laboratório e com micro-organismos ou partes na produção de medicamentos, como no caso os antibióticos. A penicilina é produzida do fungo Penicillium sp e é um medicamento usado no mundo todo e foi descoberto em 1928 por Alexander Fleming em seu laboratório querendo ajudar nos ferimentos deixados pela guerra, a penicilina foi o primeiro antibiótico da história, ajuda o ser humano é já tem salvo muitas vidas.

      Foram muitas as informações que a Dra. Aline nos trouxe e que nos impressionaram, assim como contribuíram no aprendizado do nossos alunos/estudantes. Agradecemos imensamente a ela, por compartilhar dos seus conhecimentos, do seus materiais, das suas descobertas e do seu tempo, conosco. Foi possível perceber nos olhos da Dra. Aline, o amor e a dedicação em transformar ciência em conhecimento. O tempo que dedicamos a ouvi-la, passou muito rápido, nem parece que durou mais de uma hora, segundo as próprias crianças. Aline, a "mãe da Rafa", merece todo o nosso carinho e gratidão, ampliando o convite e abrindo as portas para que venha, sempre que puder e quiser, contribuir no aprendizado dos nossos pequenos cientistas.

       Muito obrigada!!!


Mais Notícias:

PASSADO X PRESENTE

23.04.2024

    É tão importante conectar as gerações e entender como o passado...

CAIXA DE MEMÓRIAS

17.04.2024

       Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, sob a orientação...

ROBÔ DE SUCATA

17.04.2024

    Os alunos dos primeiros anos, tanto no período matutino quanto vespertino, foram...

Colégio Metropolitano - Rua Canadá, 50 - Bairro das Nações - Indaial / SC - (47) 3333-4093 | (47) 3394-9533