“HORTEANDO” COM O INTEGRAL

Os alunos do Integral estão sendo instigados a conhecer os alimentos consumidos no dia a dia. Inicialmente conheceram algumas sementes; observaram o espaço da horta do colégio e refletiram sobre o que poderiam plantar nele. Depois, pesquisaram as sementes da época (optaram por cenoura, tomate, cereja e beterraba); semearam e aguardaram o crescimento.

As crianças também levaram mudinhas para as suas casas, além de plantarem algumas na nossa horta. Agora, aguardam ansiosamente pelo momento de colherem o que plantaram para comer. Este é um dos maiores desafios: mudar a maneira como as crianças e adolescentes se relacionam com a comida saudável.

A estratégia de trazer a alimentação saudável de maneira prática (plantio e colheita da horta) para a sala de aula do Integral, pode resultar em ganhos reais, deixando de ser abstrata e refletindo na vida da criança, além dos muros da escola.

Neste sentido, trabalhar com o projeto Horta Escolar, passa a ser um tema interdisciplinar, pois os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que, aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Para tanto, as professoras Claudete e Emely, delegam o máximo de responsabilidade às crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto em andamento e os devidos cuidados com as plantas.

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolar, espera-se que o consumo de alimentos naturais aumente entre os alunos, e consequentemente, possa influenciar nas atividades ligadas à culinária do Integral, com a troca de conhecimentos e com as novas escolhas alimentares das crianças, já que saúde e educação andam juntas. Acompanhem nossos melhores momentos, nas fotos:


Mais Notícias:

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA COM TECIDOS

25.03.2024

    Nessa atividade,  as crianças do Infantil 3 com a orientação...

LANCHE SURPRESA COM RECADINHOS CARINHOSOS DA FAMÍLIA

25.03.2024

    A professora Jucineide, combinou com as famílias da turma do Infantil 3 para enviarem...

CAIXA DE SOMBRAS

25.03.2024

Ao construir uma caixa de sombras e projetar os corpos geométricos, os alunos dos 3° anos,...

Colégio Metropolitano - Rua Canadá, 50 - Bairro das Nações - Indaial / SC - (47) 3333-4093 | (47) 3394-9533