ELETRICIDADE

      A eletricidade é um tema que está sendo abordado na disciplina de Ciências para os alunos do 8º Ano, com a professora Rosane Pisa. Nestas aulas, os estudantes aprenderam que no século XVIII o francês Charles du Fay, observou que um corpo possui forças elétricas atrativas e repulsivas. Diante desta descoberta sustentou a ideia de que existem dois tipos de eletricidade: positiva e negativa. 

      Benjamin Franklin descobriu mais tarde que essa eletricidade (+ ou -), poderia ser transferida de um corpo para outro, recebendo o nome de cargas elétricas.

     Sabemos que a matéria é formada por moléculas, e estas por átomos, que possuem em sua constituição prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons possuem carga positiva (+), os elétrons carga negativa (-) e os nêutrons sem carga elétrica. Como os elétrons encontram-se na parte externa do átomo, estão sempre em movimento, aumentando ou diminuindo a sua quantidade, gerando íons eletricamente carregados.

      Para comprovar esta teoria os alunos realizaram no laboratório um experimento prático, observando a eletrização que é um processo que gera desequilíbrio num corpo que possui carga neutra. Eles adoraram estes momentos de descobertas, acompanhem nas fotos e vídeos:


Mais Notícias:

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA COM TECIDOS

25.03.2024

    Nessa atividade,  as crianças do Infantil 3 com a orientação...

LANCHE SURPRESA COM RECADINHOS CARINHOSOS DA FAMÍLIA

25.03.2024

    A professora Jucineide, combinou com as famílias da turma do Infantil 3 para enviarem...

CAIXA DE SOMBRAS

25.03.2024

Ao construir uma caixa de sombras e projetar os corpos geométricos, os alunos dos 3° anos,...

Colégio Metropolitano - Rua Canadá, 50 - Bairro das Nações - Indaial / SC - (47) 3333-4093 | (47) 3394-9533