TEODOLITO - SUA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

      As pessoas têm realizado medições de ângulos para fins de construção por muitos séculos. Os egípcios usavam a "groma", uma versão inicial do teodolito, para ajudar a construir as pirâmides. Além disso, também há registros que indicam que os romanos usavam ferramentas como a "dioptra" (placa circular com ângulos marcados), para fins semelhantes. Em 1571, Leonard Digges desenvolveu um dispositivo que se assemelhava a um teodolito primitivo e chamou-lhe "theodolitus". O telescópio montado no topo do dispositivo de medição surgiu por meados dos anos 1700. Em 1773, Jesse Ramsden inventou um motor de divisão mecânico que permitiu maior precisão e produção de teodolitos.

       Os teodolitos permaneceram praticamente inalterados até 1950, quando foram adotadas medidas eletrônicas de distância.

       Esse instrumento é utilizado em redes de triangulação e se parece com um pequeno telescópio, usado em todos os lugares, desde locais de construção até pontos de rodovia. Os teodolitos medem ângulos usando antigos princípios de trigonometria e auxiliam os topógrafos no estabelecimento de locais precisos.

         Pensando nisso, neste bimestre verificamos de forma prática a compreensão e o estudo das medidas nas leis da trigonometria de um teodolito, esse instrumento para medir ângulos verticais e horizontais, pois educar, de maneira efetiva, é preparar o indivíduo para a vida, para enfrentar problemas e encarar desafios.

       Em Agosto de 2018, os alunos do 9º Ano do ensino regular, orientados pelo Professor Nunes na disciplina de Matemática, conheceram, imaginaram e instigaram uma parte desse processo cujo tema principal é compreender na prática o fundamento do estudo do Teorema de Pitágoras. Por meio da confecção deste instrumento foi possível ver na prática suas aplicações, de maneira simples e fascinante que levou os estudantes a refletirem um pouco mais sobre esse tema.

       Parabéns a todos pelo belo trabalho!


Mais Notícias:

PASSADO X PRESENTE

23.04.2024

    É tão importante conectar as gerações e entender como o passado...

CAIXA DE MEMÓRIAS

17.04.2024

       Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, sob a orientação...

ROBÔ DE SUCATA

17.04.2024

    Os alunos dos primeiros anos, tanto no período matutino quanto vespertino, foram...

Colégio Metropolitano - Rua Canadá, 50 - Bairro das Nações - Indaial / SC - (47) 3333-4093 | (47) 3394-9533